Monte

Monte

Idalina Silva
53 anos, solteira, é licenciada em Relações Internacionais e Pós-graduada em Estudos Europeus. É Presidente da Junta de Freguesia do Monte desde 2013, onde já desempenhou as funções de secretária e vogal.

Cofundadora da TAL (Associação de Teatro Amador do Livramento), em 2004, exerceu funções de Técnica Superior do Instituto para a Qualificação, assumindo a coordenação pedagógica dos cursos inseridos na Oferta Formativa de Educação e Formação da RAM. Foi ainda coordenadora dos Projetos de Mobilidade de formandos no espaço europeu, no âmbito do Programa ERASMUS+.
EDUCAÇÃO E JUVENTUDE

-Continuaremos a apoiar as escolas e os alunos da freguesia;

- Manteremos o apoio a associações jovens, como o Clube Desportivo Infante e os Escoteiros do Monte;

- Criaremos novos incentivos na área da formação e da educação.


SAÚDE, APOIO SOCIAL E TERCEIRA IDADE

- Manteremos os encaminhamentos na área social e da saúde, procurando a melhor resposta;

- Continuaremos a apoiar famílias na aquisição de bens alimentares;

- Continuaremos a promover atividades lúdicas e recreativas;

- Apoiaremos o comércio local e aprofundaremos os incentivos ao investimento privado, criando mais postos de trabalho.


OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO

- Continuaremos a melhorar as condições de acessibilidade nos becos e veredas (incluindo a sua limpeza), com intervenções nos pavimentos ou com a colocação de varandins;

- Esbateremos as barreiras arquitetónicas existentes, para melhorar a circulação de pessoas com mobilidade reduzida;

- Apoiaremos a recuperação de moradias degradadas.


AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA

- Continuaremos a apostar na melhoria das condições para a prática desportiva e de hábitos de vida saudável. Para tal, instalaremos um circuito de manutenção no Polidesportivo do Monte.


DESPORTO, CULTURA E LAZER

- Defenderemos a cultura e as tradições da nossa freguesia, com a continuidade e promoção de eventos como:

   • Monte do Imperador;

   • Monte de Clássicos;

   • Monte em Flor;

   • Monte à Capela;

   • Mercadinho do Monte;

   • Corrida do Caminho de Ferro do Monte;

- Continuaremos a apoiar as festas religiosas das três paróquias;

- Continuaremos a promover iniciativas, como o Presépio Comunitário, resultantes das parcerias estabelecidas com as diferentes instituições locais;

- Continuaremos a apoiar e a promover o diálogo constante com as instituições e associações da freguesia: Carreiros, Casa do Povo, Grupo Folclórico Monteverde e Teatro Amador do Livramento.

 
Em parceria com Pedro Calado na liderança da CMF, vamos ainda:

- Criar uma bolsa de estacionamento no sítio do Miradouro;

- Proceder ao alargamento do Caminho dos Saltos, entre a Casa do Povo e a Estrada dos Marmeleiros;

- Solucionar a questão do trânsito na estrada dos Marmeleiros, junto ao Largo da Fonte e no Caminho das Babosas;

- Criar novos acessos para quem, hoje, vive em habitações onde não é possível chegar de carro.
No mandato que agora termina, estivemos profundamente empenhados na resolução dos problemas sociais da população. Desta forma, mantivemos programas de apoio às famílias, acompanhámos e apoiámos a população atingida direta e indiretamente pela COVID-19. Quando a resposta era da responsabilidade de outras entidades, articulámos e encaminhámos as pessoas de forma a resolver os seus problemas. Além disso, mantivemos o Pólo Emprego, o que permitiu continuar a apoiar as pessoas que, entretanto, ficaram desempregadas.

Contribuímos para a prevenção e proteção da freguesia contra as adversidades ambientais, mantivemos a limpeza e recuperação de becos e veredas e a reabilitação de espaços públicos, procedemos à reflorestação e manutenção de terrenos, apoiámos no transporte de plantas infestantes, resultantes da limpeza de terrenos pelos proprietários, assim como demos apoio na identificação de prédios rústicos e respetivos proprietários para a criação de uma faixa corta fogo, pelo Governo Regional da Madeira, para proteção da freguesia e da cidade do Funchal face aos incêndios.

Potenciámos e dinamizámos a economia da freguesia e valorizámos o património ambiental, cultural e arquitetónico. Continuámos a apostar nos eventos que criámos no mandato de 2013/2017 (Mercadinho do Monte, Concurso de Árvores de Natal Ecológicas, Monte do Imperador, Monte de Clássicos, Monte em Flor) e demos vida a novas atrações, como o “Monte à Capela”. Incentivámos e apoiámos a promoção de novos eventos para potenciar o caráter histórico da freguesia (por exemplo, com a apresentação da E-motion Rally Spirit e o arraial anual do Millennium BCP, na Quinta Jardins do Imperador). 

A Junta de Freguesia do Monte continuou a incentivar o investimento público na freguesia, um trabalho empenhado que resultou, por exemplo, na concretização da recuperação da antiga estação de comboio do Monte pela Câmara Municipal do Funchal. 

O empenho da Junta de Freguesia foi também essencial para a negociação, com os proprietários, na abertura de um novo arruamento, em resultado da canalização do Ribeiro da Cal, com bolsas de estacionamento e iluminação pública, executadas pelo Governo Regional da Madeira.

Promovemos também a prática desportiva, lazer e o bem-estar. Para tal, mantivemos a promoção de visitas culturais (museus), passeios, ações de sensibilização e workshops (fora do período da pandemia da COVID-19), e de provas como a Corrida do Caminho de Ferro do Monte e da Rampa do Monte. A manutenção do percurso pedestre do caminho de ferro entre o Pico da Pedra e o Terreiro da Luta, incentivando a caminhadas, e a gestão e a manutenção do Polidesportivo do Monte, para a prática desportiva informal, com a utilização do campo de jogos e parque infantil, foram tarefas executadas em permanência.

Promovemos também o diálogo entre os diversos movimentos e associações culturais e desportivos da freguesia. Continuámos com a realização do “Encontro anual” com as associações da freguesia - Associação de Teatro Amador do Livramento – TAL, Casa do Povo do Monte, Carreiros do Monte, Clube Desportivo Infante, Grupo de Escoteiros do Monte – Grupo 159, Grupo Folclórico Monteverde e Paróquia de Nossa Senhora do Monte, sendo que um dos projetos que resultou destes encontros foi a parceria para a realização do Presépio Comunitário da freguesia, no Largo do Fonte, que conta já com duas edições.

Continuámos com a realização do “Encontro anual” com os estabelecimentos de ensino da freguesia – Colégio Infante D. Henrique, Creche do Livramento, Escola EB1 do Monte (edifício do Livramento e edifício do Tanque), Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, Infantário Santa Luísa de Marillac, o que permite estabelecer sinergias para a execução de diversos eventos como a comemoração do Carnaval, Dia da Criança, festas de Natal e apoios vários.

Por tudo isto, quero deixar um agradecimento especial a todos que nos têm ajudado e têm estado connosco nesta caminhada de valorização do Monte.

Em conjunto, Tudo pelo Monte, com Dedicação, Proximidade e Dinamismo.
 Monte