Santo António

Santo António

Ilídio Castro
64 anos, casado, pai de dois filhos, é vogal da Junta Freguesia de Santo António, tendo 24 anos de experiência autárquica, o que o coloca como o candidato com mais experiência nas listas escolhidas por Pedro Calado.

Desde 2008 que Ilídio Castro preside à ASA - Associação de Desenvolvimento de Santo António, instituição ligada às causas sociais, que apoia mais de 600 famílias da freguesia. Ilídio Castro foi também, e durante 8 anos, tesoureiro da direção do Grupo Veteranos de Santo António.

No plano partidário, integrou a Comissão Política do PSD de Santo António.
EDUCAÇÃO E JUVENTUDE

- Reconheceremos o mérito escolar, atribuindo prémios aos melhores alunos das escolas da freguesia e Bolsas de Estudo aos alunos do ensino superior;

- Manteremos e reforçaremos o apoio escolar, fornecendo material aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, colaborando nos transportes para as atividades dos alunos do ensino básico.


SAÚDE, APOIO SOCIAL E TERCEIRA IDADE

- Promoveremos o bem-estar e o envelhecimento saudável e ativo, através da organização de iniciativas de ocupação de tempos livres;

- Manteremos e reforçaremos o apoio a quem mais necessita, seja através de apoio alimentar ou de ajuda ao pagamento de contas da água, luz, gás e medicamentos.


OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO

- Recuperaremos os fontenários da freguesia;

- Realizaremos obras de alargamento de becos e veredas, permitindo o acesso a viaturas de emergência, melhorando também a acessibilidade das pessoas às suas habitações;

- Promoveremos a requalificação e manutenção dos becos e veredas, com a colocação de varandins, corrimãos e reabilitação dos degraus;

- Esbateremos as barreiras arquitetónicas existentes na freguesia, para melhorar a circulação das pessoas com mobilidade reduzida;

- Apoiaremos as famílias, para que possam fazer obras de requalificação e beneficiação das suas moradias.


AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA

- Promoveremos a sensibilização para as boas práticas de preservação ambiental;

- Promoveremos ações de reflorestação.


DESPORTO, CULTURA E LAZER

- Reforçaremos protocolos de apoio às associações desportivas, culturais e recreativas da freguesia;

- Avançaremos com ações de hábito sociocultural e desportivo, de forma a promover o crescimento saudável da nossa juventude;

- Também promoveremos políticas de cariz cultural, com dinamização de um conjunto de equipamentos culturais;

- Apoiaremos e promoveremos as festas da freguesia, em parceria com as paróquias;

- Desenvolveremos ações de formação, atividades culturais e de lazer.


Em parceria com Pedro Calado na liderança da CMF, vamos ainda:

- Requalificar o Centro da Freguesia;

- Proceder ao alargamento do Caminho do Trapiche e do Caminho do Jamboto;

- Criar bolsas de estacionamento nas Zonas Altas da Freguesia;

- Avançar com o Saneamento Básico no Caminho das Preces;

- Reabilitar bairros sociais camarários, como o da Ribeira Grande;

- Fazer a ligação entre os lombos.
O executivo da Junta de Freguesia de Santo António, liderada pelo PSD Madeira, faz um balanço extremamente positivo do trabalho desenvolvido no mandato que agora termina. Contudo, temos plena consciência de que ainda existem problemas por resolver e é isso que nos motiva a continuar a trabalhar em prol dos nossos residentes.

Ao longo dos últimos quatro anos, cumprimos os compromissos assumidos em 2017. O apoio aos nossos fregueses foi constante, sendo prestado através de dezenas de intervenções e ações, em áreas tão distintas como a social, a educação, a cultura, o desporto, o urbanismo e o ambiente, entre outras. Contudo, tudo o que fizemos foi com um objetivo comum: Melhorar a qualidade de vida dos nossos residentes e dos que visitam a freguesia de Santo António. 

Em termos de apoios sociais, e tendo em conta as dificuldades económicas de algumas famílias, agravadas pela pandemia Covid-19, concedemos ajuda alimentar, assim como demos apoio nos pagamentos de medicação, água, luz e gás. A Junta de Freguesia de Santo António deu ainda todo o apoio possível à realização de diversos projetos que tiveram como alvo os habitantes da freguesia.

Na área da educação, tudo fizemos para dar as melhores condições aos nossos alunos e a todos os trabalhadores da comunidade escolar. Assim, apoiámos as obras de manutenção das escolas com ensino pré-escolar e 1º Ciclo, mas também aos seus alunos, nomeadamente através de materiais escolares de desgaste rápido e no seu transporte para diversas atividades. A Junta de Freguesia de Santo António apoiou também, dentro das suas possibilidades, alunos universitários originários da freguesia.

O apoio a instituições culturais, recreativas, desportivas e católicas foi outra prática recorrente da Junta de Freguesia de Santo António ao longo dos últimos anos, beneficiando, assim, todos os fregueses que participam em atividades promovidas por estas instituições. Estes apoios são também fundamentais para que os nossos jovens e idosos tenham acesso a um vasto leque de atividades em áreas como, por exemplo, o desporto e o lazer. 

Na área do urbanismo, destacamos alguns dos principais trabalhos desenvolvidos, como a pavimentação do Estacionamento do Laranjal (Cota 500). A pavimentação e reposição das muralhas do Ribeiro da Ladeira, assim como o alargamento da Travessa do Laranjal e da Vereda dos Farias (esta última em conjunto com a CMF), são outras importantes obras, que permitiram melhorar o dia a dia dos nossos habitantes, assim como daqueles que escolhem Santo António como local de trabalho e de lazer. 

A Junta de Freguesia de Santo António foi também responsável pela colocação de varandins em becos e veredas, pela construção de muros de suporte de terras, pela canalização e regularização de levadas de rega, tendo ainda prestado apoio nas ligações ao saneamento básico.

A limpeza dos terminais das levadas e dos arruamentos e percursos pedonais, assim como o corte e desbaste de árvores são trabalhos executados em permanência pela Junta de Freguesia de Santo António, e que permitem manter a nossa freguesia limpa e com melhores condições de segurança.

A requalificação dos fontanários da freguesia e a colocação e consertos de grelhas e adufas em acessos pedonais foram outros dos trabalhos executados pelos trabalhadores da Junta de Freguesia, aos quais agradecemos a dedicação e empenho que sempre colocam nas suas funções, tendo sempre como objetivo melhorar as condições de vida dos seus concidadãos.

Por fim, destacamos o transporte de materiais para vazadouros e outros de particulares, assim como a entrega de raticida.
 Santo António