“Funchal Sempre à Frente” defende medidas de incentivo ao comércio local

27-08-2021
“Funchal Sempre à Frente” defende medidas de incentivo ao comércio local
A construção de um estacionamento subterrâneo na Praça do Município é uma das propostas.

Pedro Calado assume o compromisso de criar mais estacionamentos na baixa do Funchal 

«Não se pode incentivar o uso do comércio local e depois não ter estacionamentos para automóveis», referiu. Neste âmbito, anunciou que tem um projecto de criação de um estacionamento subterrâneo para 1.500 viaturas, no Largo do Colégio.

Para além do estacionamento, será feito um estudo sobre a circulação automóvel nas principais artérias do centro da cidade, será criado «um sentido pedonal em que a circulação automóvel é  imitada pela criação deste estacionamento». , sustentou.

Outra garantia deixada é proporcionar duas a três horas de estacionamento gratuitas para que as pessoas possam fazer as suas compras no comércio local.

Estas propostas do “Funchal Sempre à Frente” foram abordadas numa acção de campanha, na Freguesia da Sé, estabelecendo contactos com os comerciantes.

Nesta iniciativa, em que foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia e recandidato a uma terceiro mandato, Luís Sousa, e de outros elementos da sua equipa, Pedro Calado ouviu muitas preocupações: «Os comerciantes da baixa do Funchal estão muito preocupados com a falta de segurança, a falta de limpeza e com  o aumento do número de pessoas com problemas de álcool e de droga que fazem as suas necessidades e dormem nas ruas e às portas dos estabelecimentos comerciais, dando uma imagem negativa da cidade». 

A candidatura da coligação “Funchal Sempre à Frente” identificou os problemas e refere que uma das soluções  passa pelo tratamento dessas pessoas em Instituições próprias num trabalho feito e em articulação com a CMF para depois serem integradas no mercado de trabalho.

Outra preocupação manifestada pelos comerciantes «são as elevadas taxas municipais, ainda para mais quando não têm uma compensação de serviços prestados pelo município». “

Sobre esta matéria, Pedro Calado tem vindo a defender a redução das taxas municipais e assume o compromisso de dar condições de investimento, realizar mais eventos para atrair mais gente à baixa do Funchal.

Estas são as propostas da candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ para incentivar o comércio local. Uma cidade que Pedro Calado  diz estar «votada ao abandono. Não é isso que se quer. Queremos uma cidade limpa, mais atrativa e com boa imagem, não fosse o Funchal, uma cidade turística».